Sarau Carolina

O sarau Carolina é organizado pelo Coletivo Jornal Dialética, formado por poetas, artistas plásticos, documentaristas, atrizes, atores, e músicos, todos atuantes da arte independente na cidade.
Tem esse nome em homenagem a escritora Carolina Maria de Jesus. Mulher, negra, favelada, não muito estudada pelos cânones acadêmicos, mas grande inspiração para todo um movimento de literatura periférica que toma os guetos brasileiros. Partimos da ideia, da ameaça, de que se continuará a ouvir tiros na quebrada, mas que as balas agora serão versos, as armas poemas, a morte vai ser da televisão e da elite opressora. Fazemos da poesia um canto de cultura e de resistência. Com a antropofagia dos clássicos e a raiz popular. 
Realizado todo primeiro sábado do mês na periferia da cidade de Guarulhos,  Jardim Tranquilidade, o sarau ocorre no Espaço Arranca, local independente cedido pelo Núcleo Arranca de Teatro.
Além das contribuições espontâneas de músicas e poesias trazidas por um público diverso, o sarau conta com a “Mostra Marginal de Curtas” da Companhia Bueiro Aberto e o lançamento da edição do mês do Jornal Dialética que tem distribuição gratuita.





VENHAM PARTICIPAR, TRAGA SUA ARTE E SUA POESIA.

LOCAL: Espaço Arranca, Rua Santa Catarina, 520, Jd. Tranquilidade, Guarulhos, próximo ao mercado Lopes


SARAU CAROLINA NO MÊS DE JUNHO!

Novamente o Sarau Carolina foi na espetacular Sala B. E como sempre foi lindo! Artistas de todos os cantos de Guarulhos e São Paulo colaram para somar com a sua arte.
Mês que vem tem mais!
Mais fotos no : https://www.facebook.com/Salab.cultura





SARAU CAROLINA NO MÊS DE MAIO!
Fomos recebidos carinhosamente em um espaço cultural de Guarulhos chamado Sala B.



 Teve Poesia, cinema, música, ópera, RAP, intervenções, o Sarau Carolina teve muita arte de forma independente, esse mês, visitamos o espaço SalaB, novo pólo cultural de guarulhos! Gratidão total a todos que colaram e ajudaram a construir o evento!
A arte independente em Guarulhos resiste!




SARAU CAROLINA NA CASA DAS ROSAS, EM SÃO PAULO

Nesse mês, provando o sucesso do Sarau Carolina, estaremos na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, importante pólo literário de São Paulo. O Sarau é uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. Como sempre, vai rolar poesia, música e cinema. É o Jornal Dialética rompendo muros e se expandindo!








SARAU CAROLINA, MÊS DE ABRIL

Já não é mais sonho, tentativa ou possibilidade, o Sarau Carolina é uma realidade, contrariando as estatísticas, fora dos holofotes da grande mídia e da capital paulistana, vamos fazendo arte na periferia de Guarulhos. A poesia é o carro chefe que chama as mais variadas expressões artísticas. Mesmo sem receber apoio, resistimos, agora ninguém segura mais!



























O SARAU DE MARÇO!



 Este mês completamos 01 ano! 01 ano de resistência cultura em Guarulhos! 01 ano de muita literatura, música e arte em geral! 01 ano e mais de 120 escritos! Vários artistas que estavam no primeiro sarau voltaram para contemplar o 01 ano de sarau Carolina. Mesmo a chuva não parou a arte. Teve exposição com as 14 edições já feitas do Jornal Dialética, Mostra Marginal de Curtas e poesia sem dó! Mesmo sem recursos, sem qualquer apoio por parte do poder público, sobretudo municipal, estamos conseguindo criar um pólo de arte independente na periferia de Guarulhos!






























SARAU CAROLINA - MÊS DE FEVEREIRO



Depois de férias em janeiro, o Sarau Carolina voltou em fevereiro com muitas apresentações, incluindo lançamento do novo curta da Cia Bueiro Aberto, diversos escritores e escritoras, distribuição de Jornal e venda de livros. Pra começar com muita arte o ano de 2015!



















SARAU MÊS DE DEZEMBRO



Em dezembro, teve edição especial do Jornal Dialética em homenagem ao centenário de Carolina Maria de Jesus. A edição e o sarau forma partes da II BIG Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato, que também trouxe curtas na Mostra Marginal de Curtas. Houve ainda o lançamento do terceiro livro do Selo Jornal Dialética, "O sexto sentido do mundo", do grande poeta Júnior Bezerra. E quem marcou presença numa excelente intervenção poética foi César Magalhães Borges, professor e poeta guarulhense. Muita arte junta!





















SARAU CAROLINA, MÊS DE NOVEMBRO


Poesia, exposição, cinema e música! Mais um sarau na periferia de Guarulhos!






SARAU CAROLINA (MÊS DE OUTUBRO)

Teve poesia, musica, cinema, contação de histórias e o lançamento dos primeiros livros do Selo Jornal Dialética!
























QUINTO SARAU CAROLINA


Muita arte, música, poesia, cinema (Mostra Marginal de Curtas), intervenções e o lançamento da décima edição do Jornal Dialética! Sarau Carolina!











































QUARTO SARAU CAROLINA


Poesia, música, cinema... Tudo num só sarau. Agradecemos a todos que ajudaram a construir o Quarto Sarau Carolina, organizado pelo Jornal Dialética!


 




















TERCEIRO SARAU CAROLINA



Os poetas e poetizas armados, a munição variava de Mário Quintana a Sérgio Vaz, passando por Bocage. Muitos tiros rolaram na quebrada, versos disparados de todos os lados. Assim foi o III Sarau Carolina, realizado no Espaço Arranca, Jd. Tranquilidade, Guarulhos.



Houve o lançamento da oitava edição do Jornal Dialética, com o tema trabalho, e a exibição do clipe de André Okuma, lançamento do vídeo de Ton Neves: A Cidade (o patins street no contexto urbano). A Companhia Bueiro Aberto também lançou o video-poema A Cidade.



O Jornal Dialética agradece a todos que estão nos ajudando a construir a cultura popular e periférica em Guarulhos, sem apoio nenhum do poder local.
















SEGUNDO SARAU CAROLINA

Muita poesia, música, arte e as primeiras exibições da Mostra Marginal de Curtas. Este Sarau, assim como o primeiro, foi organizado na Biblioteca Carolina Maria de Jesus. Houve o lançamento da sétima edição do Jornal Dialética, que tem como tema esgotamento e do primeiro curta metragem da Companhia Bueiro Aberto: Uma Flor Nasceu no Esgoto.




























PRIMEIRO SARAU CAROLINA

Nossa primeira experiência com a poesia nos fez entender que ela podia crescer, foi o primeiro impulso para a continuação do Sarau Carolina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário